O Publico

1983 - Alto da Guerra – Prova Internacional - Yamaha YZ 125 K 

Era parte integrante da prova, pelas quantidades desmedidas e entusiasmo, tivemos provas internacionais com quase 15.000 espectadores “pagantes” tendo as vulgares corridas pirata uma assistência média de 4.000 pessoas.

Jornal Motor - Carlos Barreiros

              1979 – Revista Automundo - Afonso Cerqueira

Com pistas vagamente delimitadas tinham imensas tendências suicidas, atravessavam a pista na pior altura possível e eram comuns os encontros imediatos, José Santos chegou mesmo a desintegrar um carrinho de gelados na Cortelha quando seguia 6a a fundo e até um acidente mortal em Penafiel com um elemento da organização.

1980 - Cortelha - Automundo

Por vezes gostavam também de participar na festa e resolviam rolar nas suas “ámotoras” na pista durante a prova, só era grave quando rolavam em sentido contrário.

Eram bastante pró-activos com os pilotos/corridas, era engraçado vê-los esticar ou encolher as fitas que delimitavam as curvas a favor de quem estava em desvantagem.

1984 - Lisboa – Prova Internacional - Romao vs Neves - Yamaha YZ 125 L

Em caso de acidente faziam sempre o pré-diagnóstico popular ao piloto ( ver Segurança – meu acidente 1980 ).

Durante o dia de corridas invadiam toda a zona das boxes/parques fechados, verdade se diga que raramente existiu tal coisa ( ver As Organizacões )
1979 – Riba D’Ave – A Moto                       




Nos tempos em que o ambiente entre os primeiros ( pilotos / assistentes ) era “de cortar á faca” ajudavam sempre a acalmar os ânimos.


Nalgum problema com os organizadores, tomavam o partido dos pilotos chegando mesmo por vezes a situações de quase “justiça popular”



Na suspeita de qualquer ilegalidade nas motos tomavam o partido dos organizadores

Cheguei a ter uma prova em 1977 organizada pelo moto clube de Faro ( ainda não legalizado ) com um programa de 2 mangas de 45m e treinos em que sobretudo me ìa debater contra os melhores locais. Estava presente o Florival Faria numa Kreidler muito rápida nas rectas ( soube mais tarde que era o motor de uma moto de pista ).

A diferença de preparação da minha moto para as outras era tal que facilmente ganhei as duas mangas.

Os locais não gostando obrigaram os organizadores a fazer uma 3ª manga ( que também ganhei ), e gerando-se a suspeita de a minha moto ter uma cilindrada superior criou-se uma situação de quase linchamento popular, lá colocámos a moto em cima do camião de caixa aberta ( multi-funções ) da organização e debaixo do olhar de alguns milhares de pessoas abrimos o motor para verificação. Estando tudo dentro da legalidade, aceitaram a derrota e lá acabámos a noite celebrando.
                                           


Todo este ambiente embora pouco profissional não deixava de ser divertido

1984 - Alqueidao - Campeonato Nacional 125 - Yamaha YZ L

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