O Team Laranjina C






O Team Laranjina C tem origem em finais de 1981 na cumplicidade de dois amigos ( Diogo Rocheta e eu ), na grande vontade em voltar a correr após as sequelas do meu acidente de 1980 e de uma feliz sucessão de contactos.

Diogo Rocheta
O objectivo seria o Diogo Rocheta fazer os Juniores de 125, eu os Seniores 125 e algumas provas do mundial, em conjunto provas extra-campeonato.

A Laranjina C era na altura uma bebida bastante comercializada, fabricada em conjunto com a Trinaranjus pela empresa Francisco Alves e Filhos ( FAFIL ) em Venda do Pinheiro, que dava um grande apoio ao ciclismo – equipe Lousa-Trinaranjus, tendo anteriormente organizado um grande prémio e mesmo patrocinado a equipe do Sporting.


Sendo a Sumol uma constante presença nas provas de motocross sem qualquer concorrente, achámos que podia ser uma boa aposta e lá rumámos a Venda do Pinheiro...

1982 - Campeonato Nacional 125 - Poutena

17 - Romao / 15 - A.Bernardino

Para grande espanto nosso ao fim de poucos minutos de exposição da nossa proposta o director comercial – Mário Arteiro – replica :


…Ainda bem que apareceram, eu gosto muito de motocross e como fui director da Suzuki em Angola onde também tinha uma equipe são mais que bem vindos e vamos lá assinar contrato…

O Mário Arteiro monta uma logística de promoção para se bater com a Sumol.



Para o efeito, todos os distribuidores irão literalmente forrar com banners publicitários gigantes as vilas ou cidades mais próximas das provas, fará t-shirts para oferecer durante o evento





e chega mesmo a levar algumas camionetas de seguidores vestidos com a marca ( na prática o que os partidos políticos sempre fizeram )





1982 - Mundial - Espanha - Mongay












Na prova do mundial em Espanha - Mongay, o Mário contacta a Trinaranjus Espanha para me dar apoio.





Para compor o patrocínio e como na altura estávamos a ser invadidos por empresas Brasileiras de compras em grupo ( completa novidade em Portugal ) bastante ansiosos por uma rápida inserção no nosso mercado.

achamos também que o volume de espectadores presentes nas provas ( fechados nos recintos ) seria um bom aliciante, e lá rumámos mais uma vez…

Aprovaram a ideia e conseguimos uma avença mensal com o Consórcio Líder.


O Pai do Diogo que trabalhava na Galp arranjou-nos também um apoio em forma de senhas que podiam ser trocadas por dinheiro ou em produtos Galp, escusado será dizer que a maior parte das senhas acabaram em tudo menos gasolina…

em matéria de óleos o Diogo usava o Elf sintético e eu o Bel-Ray
 









Após quase um ano de estaleiro, foram muitas horas de treino. Era essencial estar em forma !!




Na primeira prova, Alto da Guerra, em que toda a maquina promocional esteve presente foi impressionante ver tantas t-shirts da laranjina C e vendedores do Consorcio Líder.


1982 - Extra Campeonato 125 - Alto da Guerra - Setubal
O REINICIO !!

Aguardando pelos treinos livres
 17 - Romao / 5 - Leite


Jornal Motor
1982 - Extra Campeonato 125cc - Alto da Guerra - Setubal




PARTIDA
11 - Carvalho / 17 - Romao / 1 - Neves

Automundo

Jornal Motor
 



O mecanico vestido de verde è o António Carvalho da Gâmbia, pai do Ze Carvalho
         















a meio do ano o Mário sai da FAFIL para a Suzuki na Nigéria, entrando o novo Director Comercial – Ruas que veio da Dyrup, o carinho pela equipe não era o mesmo..

...ficámos um pouco órfãos...

1982 - Extra Campeonato - Gloria do Ribatejo - Yamaha YZ 125 J


1982 - Extra-Campeonato - Yamaha YZ 125 J

A equipe vai durar quase 2 anos, tendo tido sempre uma forte oposição interna da equipe de ciclismo.
O Diogo acaba por fazer só um ano de Juniores e em 1990 a FAFIL foi adquirida pelo grupo Cadbury-Schweppes Portugal

Foram tempos bem passados !!

Sem comentários:

Enviar um comentário