Entrevistas



As entrevistas aos pilotos Nacionais que correram em Portugal nesse período são muito interessantes, pois descrevem na primeira pessoa as diversas situações da época.

Curiosas também as declarações dos estrangeiros…

Estão ordenadas por ordem cronológica crescente com os pilotos estrangeiros separados dos nacionais


PILOTOS NACIONAIS


1977
BERNARDO FERRÃO – A Moto – Piloto do Mês
Campeão Nacional Sénior 125 1976

AM - Rival que mais temes
Bernardo Ferrão – José Santos

Entrevista Completa aqui




1978
MIGUEL ROMAO – Motor – Final campeonato Júnior
Bi-Campeão Nacional Junior 50, 125 1978
Campeão Nacional Sénior 50 1979

…a classe de 50cc é simplesmente para ganhar dinheiro…

…creio no entanto que temos de organizar em Portugal provas internacionais a contar para o Mundial…

Entrevista Completa aqui





1978
MARIO KALSSAS – A Moto – Piloto do Mês
5 x Campeão Nacional 250, 500

…A federação não está ainda como devia, mas já colabora mais com os pilotos, é preciso mais organizadores e era bom que isto continuasse neste ritmo…

Entrevista Completa aqui






1979
MIGUEL ROMAO – A Moto – Piloto do Mês
Bi-Campeão Nacional Junior 50, 125 1978
Campeão Nacional Sénior 50 1979

…um factor que acho que devia ser revisto era o da percentagem do lucro das provas que deveria ser empregue em prol do motociclismo...

…deslocações acho que deviam acabar pois existem alguns pilotos que só andam atrás das deslocações andando na pista só a fazer numero e a prejudicar os outros...

Entrevista Completa aqui




1983
JOSE CARVALHO – Jornal Motocross
Campeão Nacional Sénior 1980 – 50cc

…O Neves não é melhor que eu, o que ele tem é mais tempo e mais máquinas para treinar, no caso da 250cc., a Suzuki tem melhores suspensões que a minha Honda. Eu sou mais rápido que o Neves, o problema é que perco o andamento nas últimas voltas…

Entrevista Completa aqui




1983
RODRIGO RIBEIRO – Jornal Motocross
2 x Campeão Nacional 250

...Foi fácil ganhar ao Manuel Massadas…

...Sou o único piloto que pode vencer o Fernando Neves...

...Estou convencido de que se eu possuísse uma moto igual à dele, ele não tinha hipóteses, nem sequer me conseguia acompanhar...

...Os prémios não são compensadores...

...A minha preparação física é o meu trabalho, que é bastante duro, pois trabalho de manhã à noite , com máquinas de terraplanagem, penso que é suficiente…

Entrevista Completa aqui



1983
FERNANDO NEVES – Motojornal
15 x Campeão Nacional - 50, 125, 250, 500

…Para correr em motocross são necessários materiais especiais que custam muito dinheiro e independentemente disso, em Portugal não se conseguem adquirir. Temos de nos deslocar ao estrangeiro para comprar “kits”, suspensões, bons filtros de ar, escapes e diverso material de modo a tornar as motos competitivas…

…Quando atingi os cinco títulos a minha ideia foi bater o Manuel Massadas…

…Quanto a mim acho que muita gente vai ver um motocross só para ver quando é que um piloto cai. E quando um piloto não cai já o motocross não é bom...

…as fábricas portuguesas nunca mostraram interesse num troféu…

Entrevista Completa aqui


1983
JOSE SANTOS - Jornal Motocross
3 x Campeão Nacional 125

…O campeonato deveria ser distribuído igualmente pelo Norte e pelo Sul. Este ano é quase todo no Sul, para mim é mau porque um piloto precisa do seu publico a apoiá-lo, no Sul apoiarão naturalmente os pilotos da região. Para alem disso eu gosto de correr em pistas de terra, como as do norte, nas pistas do sul são mais de areia que eu detesto…

…não vou muito ao cinema e não gosto de futebol...

Entrevista Completa aqui




1983
MÁRIO KALSSAS – Jornal Motocross
5 x Campeão Nacional 250, 500

…antigamente as fábricas interessavam-se muito pelo Motocross, hoje em dia gastam as verbas todas com o ciclismo não dando apoio nenhum mesmo nas cilindradas que fabricam…

…as melhores organizações em Portugal são as dirigidas pelos próprios pilotos... ( Ver As Organizações )

...Os fundos angariados pelo motocross vai para tudo menos para fomentar o motociclismo...

…em Portugal exige-se muito dos pilotos, fazemos muitos sacrifícios…

…Não podemos exigir que o motocross seja o eterno bode expiatório do motociclismo em Portugal…

…mesmo quanto à deslocação dos pilotos portugueses à Taça das Nações, ou ao Campeonato do Mundo, tudo é feito à custa dos próprios, porque nunca há uma verbazita disponível…

Entrevista Completa aqui



1983
FRANCISCO SALGUEIRO – Jornal Motocross

...na minha zona há muitas provas piratas ...

... eu normalmente não faço preparação física a não ser um ou outro jogo de futebol…

...claro que temos de ter cuidado.. ..quando eles fazem aquelas acrobacias; olhar para os bandeirinhas, etc...

…deviam aumentar o subsidio de deslocação, pois o gasóleo aumentou e no meu caso em que tenho de andar muitos quilómetros para participar em provas fica muito dispendioso…

…imenso pó, sendo também muito estreita e com arvores, assim torna-se perigoso correr em motocross …

Entrevista Completa aqui




1983
NORBERTO CARVALHO - Jornal Motocross

…prefiro correr fora da minha terra. Não percebo bem o publico de lá, eles são capazes de puxar mais por um piloto de fora, do que pelo próprio piloto da terra, e isso desanima um indivíduo…

Entrevista Completa aqui




1983
RUI CARVALHO – Jornal Motocross - na época ainda Júnior

…gostava de ser profissional de motocross …

…O António Oliveira é um bom piloto, mas eu sou muito mais certo que ele e para vencer um campeonato a regularidade é que conta…

Entrevista Completa aqui




1983
ROBERTO PEIXE – Jornal Motocross

...não tenho complexos por andar em ultimo …

…corro pelo prazer, nunca pela ambição de um bom lugar…

...para mim uma corrida, é uma festa , gosto não só das corridas mas do ambiente em geral…

...eu trabalho, sou mecânico de motorizadas e todo o dinheiro que ganho empato-o no desporto que mais gosto que é o motocross, embora até hoje só tenha tido prejuízos…

…a federação deveria ajudar mais certas organizações…

…como eu há muitos organizadores que abandonaram…

…gosto muito de correr no Sul, onde sou mais conhecido, mas não há como o público do Norte, para apreciar uma corrida, eles vibram, animam os pilotos e dá mais gosto correr lá… ( Ver O Publico )

Entrevista Completa aqui





1985
JORGE LEITE – Motojornal – O titulo e o abandono
Campeão Senior 125 1985 - Honda

…Fazia uma média de 35, 40 corridas, e houve mesmo um ano em que realizei 54 corridas. Geralmente só tinha uma moto…

…Em Portugal, o individuo dedica tudo ao “cross”, chega aos tais trinta anos de idade, e pergunta: “O que é que vou fazer agora?”…

…Quando havia as tais trinta, quarenta, cinquenta corridas e se andava bem classificado, nos três primeiros lugares, o dinheiro que se ganhava nas corridas era suficiente para pagar todas as despesas da moto, e ainda sobrava…

…O único aspecto que está a evoluir, é a nível de condução…

…nota, há muitos pilotos, mas bons, em Portugal apenas seis ou sete, não mais...

...O que está cada vez pior, é a Federação, As organizações também estão más…

...está tudo na mesma. Como era há cinco anos, é agora...

…cheguei a andar numa corrida sem nenhuma vontade de correr, em pistas sem condições, sem qualquer espécie de prazer…

…Houve um ano que fui à Federação com o malogrado Bernardo Ferrão e o Miguel Romão. Vieram-nos pedir… …demos sugestões…

...Pedimos que em lugar de uma só ambulância, colocassem duas, para o caso de acidente com mais de um piloto, e ouvimos esta resposta de um elemento da FPM: “Não querem também um helicóptero ou um aviãozinho ?”... ( Ver A Segurança )

…nem falámos em dinheiro, só pedimos para ter segurança nas pistas…

…é dos melhores ambientes, no nosso país, a nível de desportos motorizados…

Entrevista Completa aqui



PILOTOS ESTRANGEIROS

1983
PATRICK PERRIER - Motojornal
2 x Campeão França – 125

…Esta é a terceira 125 cc de que disponho esta época, ao fim de cada duas provas de campeonato recebi uma moto nova da “Sonauto”, além de dois motores suplentes e ainda uma 250 para provas Internacionais…

Entrevista Completa aqui





1983
GASTON RAHIER – Jornal Motocross
3 x Campeão Mundo 125 / 3 x Campeão Belgica

…é compensador correr em motocross, tenho um Porsche Turbo, um Ferrari Dino, um BMW 528, vários apartamentos em Espanha e Bélgica…

…são quase vinte anos a correr em motocross e o sacrifício é muito grande...

…o que é que eu faço se deixar de correr ? “eu gosto é disto”…

Entrevista Completa aqui




1983
FERNANDO MUNOZ – Jornal Motocross
3 x Campeão Espanha 250, 500

…esta marca ( Yamaha ) é bastante superior às marcas espanholas, pois estas estão bastante atrasadas a nível mundial…

…nunca pensei que o Rahier andasse tanto…

Entrevista Completa aqui



1984
MAURIZIO DOLCE – Motojornal
5 x Campeão Itália – 250, 500

…não há organização mas há condições para o motocross pois o público comparece. De resto eu vejo isto aqui como Itália de há dez anos atrás… ( Ver As Organizações )

… sobre o publico. ele é generoso se bem que indisciplinado. Repare neste parque de pilotos, as pessoas andam por todo o lado, gostam de ver mas não há controlo… ( Ver O Publico )

Entrevista Completa aqui



1984
ALAIN LEJEUNE - Jornal Motocross
Campeão Alemão 125

..Na Belgica o publico não atravessa a pista…

Entrevista Completa aqui






1984
JEAN JACQUES BRUNO – Jornal Motocross
8 x Campeão França 250, 500

…Sylvian Geboers tentou sempre boicotar as minhas actuações...

…as Suzukis vendem-se pouco no mercado Francês…

…sendo o publico Português um dos mais entusiastas que conheço...

Entrevista Completa aqui


HOME

Sem comentários:

Enviar um comentário